Tradicionalmente, produzo minhas caricaturas geométricas para impressão em papel de alta gramatura com base em le plume, embora elas possam perfeitamente ser utilizadas nas mais peças peças e aplicações. Mas foi somente nos últimos meses que recebi demandas com necessidades específicas, que me levaram a fazer adaptações na criação e nas soluções de suporte.
Em geral, as figuras são representadas numa pose estática, com as pernas juntas e com os braços estendido ou com algum movimento discreto. Mas, no caso dos irmãos karatekas Martinna Rey e Emerson Rey, achei que seria interessante representar a dinâmica da arte marcial para melhor caraterizá-los, colocando-os numa postura típica do karatê. Martinna queria presentear o irmão, então, sugeri que o personagem fosse aplicado num quadro, como uma espécie de “registro fotográfico”.
Outro cliente queria presentear um amigo, que é professor, e pediu que eu representasse um quadro atrás do personagem. Daí, tive a ideia de, para dar mais profundidade à peça, imprimir o quadro em separado e posicioná-lo por trás do suporte do personagem. Um efeito sutil, mas que fez diferença na valorização da peça.
Outro caso interessante foi o de colegas que queriam presentear seu gerente com uma caricatura e eles mesmos sugeriram colocá-la numa caixa de acrílico. Assim, a produção tradicional do bonequinho se combinou uma apresentação diferenciada, potencializando o efeito da peça como elemento de decoração, além de valorizar o elo emocional de um presente personalizado.
Esta última experiência chamou minha atenção para o potencial do acrílico como suporte para as caricaturas geométricas, criando uma peça diferenciada, mais resistente e relativamente barata. Daí, tive a ideia de produzir uma espécie de “display sanduíche”, em que a arte é adesivada entre duas chapas de acrílico superpostas. E a estreia foi com uma caricatura de um folião do Afoxé Filhos de Gandhy, com um custo pouco superior ao da produção tradicional.
Meu trabalho é voltado apenas para a criação, mas se você gostou e quer a sua caricatura, entre em contato, que poderei preparar a arte da forma mais adequada à produção.